quarta-feira, março 18, 2009

Tipos de ordens para execução no Forex

Ordem ao mercado(Market Order)

Uma ordem ao mercado é uma ordem para comprar ou vender ao preço de mercado actual. A execução da ordem deste tipo de ordem é instantânea, o que significa que será atribuído ao trader o preço observado no momento exacto em que soliciou executar.

Ordens limitadas(Limit Order)

Uma ordem limitada é uma ordem colocada para comprar ou vender a um determinado preço. A ordem contém essencialmente duas variáveis, o preço e a duração. O trader define o preço ao qual deseja comprar/vender um determinado par de divisas e também define o período durante o qual a ordem se deve manter activa.
GTC (Válida até ser cancelada)

Uma ordem GTC permanece activa no mercado até que o trader decida cancelar a mesma. O broker não irá em momento algum cancelar a ordem, por isso é da responsabilidade do trader de em caso de desistencia cancelar essa ordem.
GFD (Válida para o dia)

Uma ordem GFD permanece activa no mercado até ao final do dia de negociação. Como o mercado cambial é um mercado em permanente funcionamento, o final do dia tem de ser uma hora definida. Essa hora varia de broker para broker, por favor se informe em seu broker.
Ordens stop

Uma ordem stop também é uma ordem colocada para comprar ou vender a um determinado preço. A ordem contém as mesmas duas variáveis, o preço e a duração. A diferença principal entre uma ordem limitada e uma ordem stop é que as ordens stop são usadas normalmente para limitar a perda potencial numa transacção, enquanto as ordens limitadas são usadas para entrar no mercado, aumentar uma posição já existente e fazer tomada de lucros. São usadas as mesmas variações que nas ordens limitadas (GTC e GFD) para definir a duração.

Vamos observar o seguinte exemplo:

Exemplo: O trader x Compra 100.000 EUR/USD a 1.2640, tem a expectativa de um movimento de 60 a 70 pips no mercado, mas quer-se proteger para o caso de ter sobrestimado o potencial de valorização do Euro. Ele sabe que 1.2610 é um nível forte de suporte, por isso coloca uma ordem stop para vender a esse nível. O trader x limitou o seu risco nesta transacção concreta a 30 pips ou 300 USD.

Outra utilização de uma ordem stop é quando um o trader espera que ocorra um forte movimento no preço e deseja aproveitar a onda desse forte movimento. Neste caso o operador irá colocar uma ordem para comprar ou para vender ‘em stop’. Para ilustrar a lógica vamos analisar o seguinte cenário:

Exemplo: O trader x prevê que o EUR/USD ultrapasse o nível de resistência de 1.9390. Ele acredita que se isto acontecer o preço do EUR/USD poderá alcançar os 1.9450 ou mais. Neste momento o mercado está a 1.9350. O trader x coloca uma ordem para dar início a uma posição compradora de 500.000 a 1.9392 'em stop'.
OCO

Uma OCO (ordem que cancela outra) é uma mistura de 2 ordens limitadas e/ou stop. São colocadas 2 ordens acima e abaixo do preço actual, com as variáveis preço e duração. Quando uma das ordens é executada a outra ordem é cancelada. Para ilustrar como funciona uma ordem OCO,
vamos observar o seguinte exemplo:

Exemplo: O preço do EUR/USD está a 1.9340. O operador x quer ou comprar 500.000 a 1.9395, acima do nível de resistência em antecipação de um forte movimento de subida, ou assumir uma posição vendedora se o preço descer para 1.9300. A interpretação é que se o preço 1.9395 for atingido, ele irá comprar 500.000 e a ordem a 1.9300 será automaticamente cancelada.
Abraços.

Nenhum comentário: